JI-sala 5



Olá,

à sala nº 5 deste centro escolar.
Aproveitamos este espaço para vos dar a conhecer algumas das atividades que realizamos e partilhar alguns recursos que vos podem divertir.
Esperamos que gostem. 




Pintura à vista.





Mãe!













Ilustração da história "O mundo da agricultura biológica".










Abordagem à leitura e escrita.







A liberdade passou por aqui!!!!!!
 








 

 
Desenvolvimento da sensibilidade às ciências.
Fazer sabonetes!
 


A caixinha para o sabonete.



Os sabonetes. Ficaram lindos!
Aroma a maça e em forma de gato.
Obrigada à mamã do Artur. :)

 
Primavera!




 
 
Páscoa Feliz!

 
 
Técnica do balão ou papel maché
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Feira do Livro
 
Semana da Leitura
"O som das cores"

 

 


"Andanças do poeta" de Eugénio de Andrade.

Projetos individuais

Desenvolvimento da consciência fonológica.

 
 
Feliz Dia do Pai!
 
Construímos um porta-recados para o pai :)
 
 
 
O primeiro recado foi deixado por todos os meninos e meninas!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Intensos e originais :)
 
 
 
 

 No cartão...
...podemos ler: pai, para mim serás sempre o maior de todos, CLARO!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na embalagem inscrito esse profundo amor.
 
 
 
 
 
 
 
 
Um novo residente.
Obrigada à mamã do R.
 


Recebemos uma simpática visita.
Obrigada à mamã do E.

 
Área das Ciências Experimentais.
 

 
Brincando com eletricidade estática.







 




Projetos individuais: um foguetão!


A pedido dos mais pequenos...



Bom Carnaval!!!!!























Feliz Dia de S. Valentim

  Em contagem decrescente para o carnaval...




Hoje (10/02/2015) pela tarde foi tempo de trabalho intenso :)
Obrigada à mãe do E.












"A cadeira dos sonhos."
Obrigada à professora bibliotecária, Maria da Luz.


Momentos... de agradecer. 






Teia das profissões. 
Ótima participação de todos! 



Parabéns aos verdadeiros artistas!


































Tempo de trabalho...
Parcerias...




...e realizações individuais.



Organização da informação do projeto para partilhar com as famílias










Visita de estudo à estátua de D. Gualdim Pais, em Amares











Pesca Magnética- Construção do jogo com as crianças, integrada na exploração de íman


















Continua o interesse e curiosidade pelos bugalhos!





27/01/2015
A ... trouxe a resposta ao nosso problema :)

O bugalho forma-se na sequência da postura de um ovo de um inseto nos ramos de algumas espécies de Quercus (carvalhos, sobreiros, azinheiras).
Esta excrescência de forma arredondada (espécie de borbulha) é, portanto, uma reação das árvores contra invasores.

Dentro do bugalho, o inseto, por exemplo uma vespa ou uma mosca, completa o seu ciclo de vida desde jovem até adulto.




Se apanhar um bugalho e o observar detalhadamente poderá existir um pequeno buraco no seu exterior, é sinal de que o inseto adulto já o abandonou. Caso contrário, se o buraco não existir e se, entretanto, abrir o bugalho ao meio poderá ainda observar o inseto lá dentro.

Muito obrigada aos pais e familiares de todos os meninos, pela participação


26/01/2015
Continuamos sem resposta para o nosso problema :( 

23/01/2015 
A ... começou por dizer, convicta “-Já os pus a pensar” (aos pais). Diz que perguntou à mãe mas ela não sabia a resposta.
A ... referiu que a mãe disse que as moscas voam e entram. Nós achamos que elas não entram porque observamos que os bugalhos estão fechados.
O ... diz que eles já estão lá dentro. Já nascem dentro do bugalho.
O ... diz que a tia “não estava a perceber nada”; só falava noutra palavra (as bolotas) ”.
O ... não teve tempo de perguntar a ninguém e disse que os “ciências” devem saber (referindo-se à nossa área da ciência).
O ... esqueceu-se de perguntar. No entanto “acha que elas têm uma porta invisível; abrem a porta, entram, metem lá o bebé, fecham a porta e trancam-na e depois ninguém vê.” A ... diz que se a porta é invisível a mosca também não a vê. 

A diversão continua, com estas e outras respostas e a curiosidade cada vez mais aguçada. 

Iniciamos um projeto!
22/01/2015
A ... trouxe para a sala três bugalhos num saquinho.
Como é habitual, no tempo de acolhimento, partilhou com as outras crianças aquilo que tinha trazido.

-“O meu padrinho disse que dentro do bugalho tem uma mosca”, disse a ... Espanto geral e talvez por isso continuou: -“ E eu vi!”

Perante esta afirmação e depois de todos observarmos os bugalhos trazidos pela ..., surgiu a pergunta:
“COMO É QUE A MOSCA VAI PARAR DENTRO DO BUGALHO?”
Uma vez que não observamos qualquer abertura por onde possa ter entrado.

O ... diz que o bugalho está dentro do ovo e o ovo está dentro do bugalho.
A ... disse que um dia, com o avô Lino, calcou bugalhos e encontrou ovos muito pequeninos. Quer dizer que o bugalho não cabe dentro do ovo, como disse o ...
Alguns meninos lembram-se de já terem visto bugalhos com um buraquinho. “-Quer dizer que a mosca já saiu”, acrescentaram outros.
“-A mãe mosca põe o ovo no bugalho” afirmam a generalidade das crianças.
A educadora juntamente com as crianças formula as seguintes questões : “-Como é que a mão mosca põe o ovo no bugalho?” Como podemos saber?
“-Pensando”, responde o ...
“-Desenha no quadro”, acrescenta a ... (prática corrente da sala quando queremos partilhar habilidades no seio do grupo.
A educadora responde à ... que para desenhar tinha que saber a resposta e não sabe.
A ... pergunta em modo de riso “-Não sabes!?”
A educadora responde que não e então deparamos com o grupo a formular hipóteses:
“-Pode nascer lá o ovo”, diz o ...
“-A mosca senta-se no bugalho”, acrescenta o ...
“-Perguntamos ao ovo” diz a ... com humor.
A educadora "perguntou ao ovo", dirigindo-se ao bugalho. O ovo não respondeu. Gargalhada geral.
“-O bugalho nasce numa árvore. Porque a mosca tem uma colmeia nas árvores”, atalhou o ... convicto.
“-As moscas não têm colmeias; quem tem colmeias são as abelhas”, advertiram algumas crianças.
“-Estão poucos meninos e não se consegue pensar”, justificou a ... Algumas crianças estavam a faltar por motivo de doença.
Nesse preciso momento chegou o ... e a esperança manifestou-se na generalidade do grupo que lhe colocou a questão em coro.

O ... também não sabia como é que a mosca aparecia no bugalho): mas ficou muito interessado.

Decidimos então sair para o exterior para recolher bugalhos para observar. 





E investigar se isto seria mesmo verdade... 
Lupas, bugalhos e muita curiosidade!

Primeiro procuramos descobrir se havia furos nos bugalhos que nos indicassem que o inseto já tinha saído. 
Verificamos que alguns estavam mesmo furados.
Também nos apercebemos que os bugalhos que não estavam furados eram mais brilhantes e mais duros do que não estavam furados.
Abrimos alguns bugalhos e analisamos o seu interior.

Vimos que o interior dos bugalhos é fofo e macio, embora o exterior seja duro.
Vimos que no seu interior se encontrava uma bolinha muito pequenina e ao abri-l, com muito cuidado pudemos ver larvas de insetos e moscas ou vespas completamente formadas.
Confirmamos facilmente o que a ... tinha dito. Havia moscas ou vespas no interior dos bugalhos.




Confirmamos a existência de moscas ou vespas no interior dos bugalhos mas... continuamos sem saber como é que a mãe mosca ou vespa colocou lá o avo!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Então, “-Vamos perguntar às pessoas”, concluiu a generalidade do grupo.
A ... vai perguntar ao padrinho.
A ... vai perguntar ao avô.
Todos os meninos vão perguntar aos pais e às mães.
Se os pais não souberem, vão perguntar aos avôs.
Se os avôs não souberem, vão perguntar aos tios.
Se os tios não souberem, vão perguntar aos padrinhos.
Se os padrinhos não souberem, podem perguntar aos primos, aos irmâos, aos vizinhos e aos amigos.
“-E se nenhum destes souber?” advertiu a ...
“-Ficamos sem saber”, respondeu a ...
“-Eu quero saber”, disse a educadora.
“-Eu também”, acrescentou a ... e a ... e o ... 


Ficamos então à espera das respostas dos nossos familiares e amigos. 

Entretanto com os elementos que recolhemos reproduzimos uma miniatura de um Carvalho.








AMARES


Está frio! É inverno. 












Cumprir a tradição!

Desafios.. .














SUPERADO! Parabéns a todos os meninos e meninas. :)

Beijinho e obrigada à mamã do A.




Estavam deliciosas!


 Notícias do Pai Natal dos CTT, OBRIGADA :)



FELIZ NATAL



Desafio...




Parabéns!

Fomos ao Circo


















Porque é Natal!

 










"Sonho de Neve", de  Eric Carle 

Natal!
Abordagem à escrita e expressão plástica


















"Ninguém dá prendas ao Pai Natal",  de Ana Saldanha
Abordagem à linguagem oral/escrita e expressão plástica












3 de dezembro: Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência







Programa "Explorando Emoções", pela psicóloga estagiária da CM de Amares


Painel de Natal
Abordagem à matemática e expressão plástica.
 


















Desejos!
A carta ao Pai Natal dos Correios. Obrigada ao papa da C. 


...e mais desejos...




O conhecimento do corpo humano; o princípio de uma longa amizade!




Alimentação saudável.
Alguns progressos...

Ouriço Cacheiro














Beijinho à Catarina e muito obrigada.






S. Martinho
...ao vivo e a cores, claro!


Reutilização de embalagens do leite escolar.














Origami
Em forma de desafio...
Direta ou indiretamente as nossas crianças desafiam-nos permanentemente. Beijinho Ao A... pela "provocação"

Doçura ou travessura?
Obrigada a todos os meninos e meninas que gentilmente partilharam as doçuras.

 
 
Doçura ou travessura?
Doce de abóbora!
Desenho e composição.
Obrigada ao A... pelos  Stickers (aotocolantes) alusivos ao Halloween



Um desafio
Desenvolvimento da motricidade fina, controlo e sentido de orientação.
 

A beleza do outono
Carimbagem de folhas

Já é outono!

Decalque de folhas recolhidas na natureza.




Conhecimento de frutos da época.







Construção de um painel decorativo.




Impressão de folhas! Exploração de diferentes cores, formas e tamanhos.









 





Bem vindos a mais um ano letivo!
 Começamos por identificar os nossos cacifos; aqui estão os nossos retratos; muito bonitos, por sinal. Parabéns a todos os meninos e meninas.  



Festa de Final de Ano


Parabéns a todos e votos das maiores felicidades


Participação nas Marchas de Santo António em Amares







Decoração das pastas de arquivo dos trabalhos realizados



Passeio Escolar


Feira do Livro

Feira Franca Acrícola de Amares

Para a Mãe



Novamente o desenho à vista.







A Revolução dos Cravos e os Meninos que querem ser LIVRES!














Abordagem à escrita
Surpresas ?????
Formiguinhas laboriosas!


Momentos...


Páscoa Feliz



 



Colorir Ovos de Páscoa
Expressão plástica e abordagem à esccrita






Elaboração do cartão de Páscoa
Recorte e representação










Semana da Leitura 2014
Obrigada à mãe da Matilde Cunha pela hora do conto.



A avó da maria veio contar a história da Gata Gatilde. Gostamos muito! OBRIGADA.

A escritora Rosa Duarte apresentou o seu livro "Bichos com riso, rimas com siso". OBRIGADA.



"Levava eu um jarrinho", de Fernando Pessoa.


Sessão sobre Higiene Oral

Participação no campeonato de jogos matemáticos - HEX






19 de março...
Feliz Dia para todos os Pais!





Expressão Motora e Plástica.


Abordagem à Leitura e Escrita e Expressão Plástica.



Expressão Plástica


O que andamos a ler...

Hoje por cá...novas caras e personagens fantásticas!



"Coisas Carnavalescas"
Voltamos aos frutos e legumes! Aparentemente temos príncipes e princesas a melhorar os hábitos alimentares!















Uma atividade já conhecida mas que transporta sempre um forte desafio!!!!

É Carnaval!



 
Jogo de memória
Adição

Dia de São Valentim
Expressão Motora


Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita.


Domínio da Matemática - Número e quantidade.



Expressão plástica


Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita.

O que andamos a ler.
Elmer, de David Mckee







































Sinopse
Elmer não é um elefante como os outros. É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão. Um dia lembrou-se de pregar uma partida...O britânico David McKee é autor-ilustrador de numerosos livros, sempre acolhidos com aplauso pela crítica e pelo público. A sua série sobre o elefante Elmer já vendeu, a nível mundial, mais de dois milhões de exemplares.


 

Aguarelas 

 O que andamos a ler.







































O Gato Comilão, de Patacrúa, Oliveiro Dumas

Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
História de um gato insaciável que come tudo o que tem à frente.







































A Casa da Mosca Fosca, de Eva Mejuto







Sinopse
Plano Nacional de Leitura

"A casa da mosca fosca" é uma adapatação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético.O ilustrador Sergio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, repletos de humor e expressividade, utilizando cores "explosivas, quase fluorescentes". Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente.
Excerto
Era uma vez a mosca fosca que vivia num bosque distante. Farta de zunir, de dar voltas sem parar, decidiu fazer uma casa para morar... Fez uma torta de amoras, cujo cheirinho atraiu sete estranhos animais. Não havia lugar para nem mais um, porém...


Aqui estão os Reis!


O Humor na Quadra de Reis!!!!

Feliz Natal de todos, para todos!!!
21/12/2013
Feliz Inverno!!!!

O que andamos a ler
Sonho de Neve, de Eric Carle
Do autor e ilustrador de "A lagartinha muito comilona"
Sinopse






































"Sonho de neve" é uma história invernosa e natalícia que se destaca logo à partida pela própria edição do livro: a capa acetinada contrasta com a rugosidade dos fragmentos têxteis nela colados, a imitar flocos de neve; entre as páginas do miolo vão-se também intercalando folhas de acetato, adornadas com manchas de cor branca, e que se sobrepõem às ilustrações, qual mantos de neve, cobrindo não só o agricultor, o protagonista da história, como também os seus animais domésticos. De salientar ainda é a intensidade das próprias ilustrações, bem ao estilo de Eric Carle: collages em papel pintado, texturas e vistoso colorido. No final, o livro incorpora um mecanismo que faz soar uma melodia, quando o leitor é convidado a tocar-lhe.
Os Amigos do Pai Natal

Sinopse
O Natal chegou e o pobre Pai Natal está com gripe! Para o ajudar, o Pequeno Ouriço-Cacheiro parte num trenó carregado de presentes. Mas são demasiados para serem distribuídos por um só ouriço tão pequeno! Talvez precise de mais alguém… «Os amigos do Pai Natal estão a caminho!» Uma ternurenta história sobre os valores da amizade que as crianças poderão seguir com os dedos.

A magia do Natal nas produções artísticas!!!!!



  


Está quase tudo pronto!!!!!



Conjuntamente com os meninos da sala 1, entregamos no posto dos CTT a carta para o Pai Natal.
Aguardamos!!!!


?????? 

Momentos...


Abordagem à matemática








O resultado!!!!

Projetos e interesses que se cruzam na perfeição.
Que bom fazer aquilo que gostamos!!!!!!

Carinhosamente!!!! ????




Presépios









Momentos...
Já é Natal!!!!



 "Hoje é Natal"
de José Vaz
Na Biblioteca Municipal de Amares, conjuntamente com os meninos da sala 1. 
Muito bonito!!!!




Abordagem à Leitura e Escrita




Driscriminação de figuras 




 Abordagem à Matemática



 Conhecimento e Exploração do Corpo Humano
Uma relação de amizade!!!!!


A partir da maravilhosa história  "O Segredo do Sol e da Lua" de
Manuela Micaelo e Graça Breia, iniciamos importantes momentos de investigação e descoberta em torno do sistema solar e em especial sobre os planetas.


São inúmeros os recurso existentes, permitindo-nos multiplicar experiências nas diversas áreas de expressão e comunicação.













































































Babiruxa- os planetas



Aqui tens  a letra da música para  poderes cantar com o vídeo.


Oito globos giram debaixo do sol e num deles vivemos todos nós.

Oito nomes temos de aprender, para o sistema solar se conhecer.

Refrão: E para ser fácil entender esta lição, vem cantar comigo esta mágica canção.

O nosso planeta é a Terra e os outros chamam-se:


Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte, Saturno, Úrano e Neptuno (3)


 Vénus tem nome de Deusa, Saturno tem anéis de princesa.

Mercúrio é de todos o menor, enquanto Júpiter é o planeta maior.


Refrão: E para ser fácil entender esta lição, vem  cantar comigo esta mágica canção.

O nosso planeta é a terra e os outros chamam-se:


Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte, Saturno, Úrano e Neptuno (3)


Úrano gira quase deitado, Marte tem um tom avermelhado

Neptuno tem mil ventos a soprar e a Terra é o melhor planeta p´ra morar.


Refrão: E para ser fácil entender esta lição, vem  cantar comigo esta mágica canção.

O nosso planeta é a terra e os outros chamam-se:


Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte, Saturno, Úrano e Neptuno (2)


http://www.youtube.com/watch?v=d6qcwRbrLIE










Halloween

























































































S. Martinho



Conhecimento e exploração do Tangram





Bem-vindos a mais um ano letivo... já o terceiro com a maior parte das crianças deste grupo...parece que foi ontem!!!!!

Festa de Final de Ano
Apresentação da história da Carochinha e do João Ratão, conjuntamente com a sala nº 4 do nosso Centro Escolar, a quem agradecemos a parceria.
Parabéns a todos os meninos e à educadora Filomena pelo belíssimo texto.

"Costurar" Cartões, desenvolvendo a atenção, concentração, destreza manual e motricidade fina, de primordial importância para a realização de atividades futuras.




Visita de estudo ao Mosteiro de Tibães - Braga

Kizoa slideshow: Visita de Estudo - Slideshow




 5 de junho - Dia Internacional do Ambiente
Um meio ambiente equilibrado e saudável é interesse e direito de todos.













































































Levamos os nossos "pés" de feijão para casa, que até então tratamos como os nossos "bebés".

  
Dia Mundial da Criança




26/05/13
Dias Intensos e Coloridos...

Depois do inverno,
morte figurada,
A primavera,
uma assunção de flores.
A vida
Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.
Miguel Torga



Visita à Feira do Livro
Kizoa slideshow: Primavera - Slideshow


Germinação e Crescimento do Feijão

Feira Franca Agrícola de Amares


Registo da visita



Sabores da nossa terra AMARES 


Feliz Dia da Mãe



Os presentes que preparamos com carinho...esperamos que tenham gostado!!!!







 Kizoa slideshow: Coração de Mãe - Slideshow


30/04/13
O que andamos a ler...
Sinopse
"O Mundo Está Cheio de Bebés! é um olhar encantador sobre os bebés. Crias de urso polar, morcegos bebés, leitões, mesmo tartaruguinhas, todos aparecem aqui. Como os bebés humanos, eles fazem muito barulho, sujam-se e têm fome - e adoram brincar. Todos os bebés são muito parecidos; mas, à medida que crescem, descobrimos que também são muito diferentes."


http://www.wook.pt/ficha/uma-noite-barulhenta

http://www.wook.pt/ficha/o-meu-pequeno-coracao-de-todos-os-dias


25 de Abril
Um tesouro... a LIBERDADE
22 de Abril
Dia da Terra
18/04/13

A história da "Mariana e a missão primavera" fizeram crescer o desejo de saber mais sobre as sementeiras e plantações...eis que começa a "nascer" uma horta muito particular, respondendo aos interesses e descobertas de todos; incluindo as familias a quem desde já deixamos os nossos agradecimentos.


O que andamos a ler...

11/04/13
N"O dia em que o mar desapareceu" ...aconteceram coisas de espantar...
 ... mas a "mãe" do mar fez tudo par ele voltar e nós... estivemos lá para contar!!!!!!

Os nossos peixinhos estavam prontos para mergulhar!!!! 



10/04/13





































































"O Dia em que o Mar Desapareceu", de Maria João Gromicho e José Fanha.


Não sabemos o que aconteceu para o mar ter desaparecido. Temos de esperar até amanhã para saber. Mas já sabemos que temos que voltar a ter peixinhos no mar e por isso metemos mãos à obra.









O que andamos a ler...
Sinopse
As tartaruguinhas vivem toda a vida nas águas fresquinhas do mar, mas nascem fora da água. E só voltam a terra para pôr ovinhos. Curioso, não é?
09/04/13
Outras experiências apartir da história "O médico do mar".


 
O MAR!!!!!!

O que andamos a ler...

O Senhor Cavalo-Marinho, de Eric Carle
Sinopse
Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e de o pai os fertelizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas há excepções, como o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o kurtus gulliveri, o peixe-cachimbo, o peixe-gato e outros quantos. Nesses casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos, com grande esmero, como - surpresa das surpresas - esse progenitor é o pai. Por estranho que pareça, isto é mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar. E esta é a história desta obra, através do ponto de vista e do percurso do Sr. Cavalo-Marinho.

Dono de um estilo inconfundível, Eric Carle opta aqui por uma proposta que tem o seu maior relevo na utilização de folhas de acetato, intercaladas entre o espaço central das duplas páginas do livro, e que, sobrepondo-se sempre à página da direita, vão escondendo diferentes tipos de peixe. Essas folhas, coloridas com algas, corais ou rochas, cumprem assim uma importante função - a da camuflagem -, quer no desenrolar da história, pelo efeito de surpresa e descoberta que provocam no leitor; quer na própria transposição da história para a vida quotidiana dos animais: camuflados, eles podem efectivamente esconder-se dos predadores, e não só os peixes.

08/04/2013
Estão prontos os nossos marcadores de leitura. Parabéns a todos os meninos.

07/04/13


Preparação da Semana da Leitura

Vamos fazer Marcadores de leitura para utilizar em casa.

A propósito da história "O médico de mar"...






































































Experimentamos uma nova Técnica de Expressão Plástica:


Faz-se o desenho livremente com os lápis de cera (o fundo do mar).

Seguidamente todo o trabalho é colorido com o guache diluído (neste caso a água do mar).
O lápis de cera repele a água e por isso continuamos a ver os peixinhos desenhados, as algas, a areia e pedrinhas.

O que andamos a ler...

O Médico do Mar, de Leo Timmers






   

 28/03/13

Páscoa Feliz
Todas estas flores foram pintadas pelos príncipes e princesas da sala cinco!!!! Foram feitas a partir da reutilização de caixas de ovos.


20/03/13


Experimentação de técnicas de epressão plástica

               Sopro                                            Borrão Simétrico
Foi divertido, em relação à 1ª tecnica e mágico em relação à segunda, que foi realizada pelo grupo dos mais pequeninos.

Continuamos a trabalhar o conceito de nº e quantidade, com ovos de páscoa.

A partir de apenas três círculos (um grande, um médio e um pequeno) criamos figuras e paisagens lindas!!!! PARABÉNS a todos.

18/03/13
Feliz Dia do Pai
 

Preparado com empenho e muito carinho, pelos mais pequeninos, em especial para o seu "papa".







10/03/13
Depois de algumas semanas de ausência... partilhamos mais algumas atividades. Isto porque outras temos que manter em segredo... para surpreender o pai...claro!!! 
O que temos andado a ler...
O que o Pequeno Coelho Ouviu, de Sheryl Webster
Sinopse
O Pequeno Coelho diz que está vento demais, mas a Mamã Coelha diz que ainda assim se poderão divertir muito e saem para passear. Mas é então que o vento começa a uivar… Huuuuuuuu!
Por isso, a mãe pede "Tenta me acompanhar!"
Mas as suas palavras misturam-se com o som do vento e o que o Pequeno Coelho percebe é "Tenta na lama saltar!"
E assim continua o seu passeio. O Pequeno Coelho, claro, faz aquilo que ele pensa que lhe pediram — ou será aquilo que quer mesmo ouvir? — e diverte-se como nunca!
Os Melhores Beijinhos, de Joanna Walsh
Sinopse
Todos precisamos de beijinhos, por isso haverá coisa melhor do que um livro cheio deles? Um livro repleto de ilustrações e frases engraçadas que incentivam o desenvolvimento afectivo das crianças.





































































Eu e o meu Papá, de Alison Ritchie


Sinopse

"O meu Papá acorda-me todas as manhãs cedinho.
Faz-me cócegas no nariz e na testa dá-me um beijinho"
O pequeno urso e o seu papá fazem coisas maravilhosas. Vão passear pela montanha, nadam no rio à chuva, e contam histórias assim que as estrelas aparecem no céu. Fazem tudo juntos!
Uma calorosa e engraçada história que irá fazer qualquer criança e claro, o seu papá, sentir-se especial.



Os Ovos da Páscoa do Bolinha, de Eric Hill

Sinopse
A aventura de descobrir coisas novas e divertidas na companhia do Bolinha, o simpático cachorrinho, numa encantadora série de livros-brinquedo da autoria de Eric Hill.

Abordagem à escrita (nome próprio) e matemática (formação de conjuntos de 3 elementos). PARABÉNS a todos!!!
Expressão plástica: borrão simétrico.
Criação de flores a partir da reutilização de caixas de ovos. Mais tarde mostramos o resultado!!!!



Vamos deixando o Inverno e recebendo a Primavera com a alegria, cor e fantasia da Páscoa.
Lembrança de Páscoa, apartir da reutilização de garrafas de água e sumo. Picotagem e construção.


Matemática: conhecimento do número e respetiva quantidade.
Os mais pequeninos aventuram-se no recorte. Parabéns.
Desenho no chão...


Encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro
14/02/13
O Amor anda no ar ...

Feliz Dia dos Namorados
08/02/13
Um cheirinho a Carnaval!!!!
Encontramos sempre "foliões" mais extrovertidos e outros que timidamente e progressivamente se deixam conquistar pela fantasia que carateriza em particular esta época festiva.



 










Pela tarde foram os próprios a alterar e retocar a sua personagem...
Gostamos dos resultados e em particular da audácia demonstrada.




















Bom Carnaval!!!

01/02/2013
Uma história para o fim de semana...


e uma das canções que estamos a aprender.

É Carnaval...
Iniciamos a construção de divertidos palhaços, utilizando as principais figuras geométricas.
Dias de trabalho intenso...
Continuamos a realizar importantes aprendizagens relativas ao conhecimento e diferenciação das figuras geométricas, do conhecimento e representação do esquema corporal e utilização de instrumentos e técnicas de expressão plástica.











O que andamos a ler...





































































"Mamã!", de Steve Smallman


Sinopse

Certo dia, o Senhor Coelho encontrou nos bosques um objecto mactio e às manchinhas. Como era perfeito — como ele gostava que tudo fosse—, levou-o para a sua toca limpa, arrumada e muito organizada. Mas o objecto não era bem aquilo que ele pensava… E, de repente, CRRAAAC!, lá de dentro saiu um pequeno patinho pegajoso O Senhor Coelho não queria algo pegajoso na sua toca perfeita, mas aparentemente o patinho tinha outras ideias… Será que o Senhor Coelho adaptará bem a de repente ser Mamã?





"O Ursinho e a Grande Lua Sorridente", de  Tim Warnes










































































Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.
O Ursinho não conseguia dormir. Através da janela do quarto a Lua brilhava tanto que parecia ser dia. Ah, e a Lua sorria para ele!
O Ursinho e os seus dois amigos, a Pipa Orelhinhas e o Ratinho Mindinho, descobrem um caminho prateado e reluzente que vai dar à Lua e decidem visitá-la, para com ela tomar um chá e bolinhos de lua.
Mas o caminho torna-se íngreme, o vento muito frio, e, de repente, fica muito escuro... Onde será que a Lua se escondeu?


28/01/2013

A propósito do inverno...


25/01/2013
Uma história para o fim de semana...


O Inverno...sem dúvida!!!!!



20/01/2013
O que andamos a ler
O Urso Resmungão, de Steve Smallan
Sinopse:
Certa manhã o  Resmungão encontra o Coelhinho pendurado num ramo, a segurar uma estrela que caíra do céu. O Coelhinho está a tentar salvar todas as estrelas que encontra pelo caminha e precisa de um grande e bondoso amigo, como o Urso Resmungão para o ajudar. O Urso resmungão por seu lado não quer amigos, mas o Coelhinho é muito determinado...
Matemática: consolidamos o conhecimento dos números até cinco e respetiva quantidade, a partir do trabalho iniciado no ano letivo anterior.

19/01/2013
Organização dos trabalhos realizados no 1º período e Autoavaliação.


É tempo de Inverno
 
Feliz Dia de Reis
 
Aqui estão os Reis!!!!!!


Babushka, de Sandra Ann Horn
...linda!!!
 More PowerPoint presentations from Silvia Fonseca
Excerto
Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio. Mas Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade, que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três reis magos que a vão visitar.
É então que Babushka tem um estranho sonho em que um anjo lhe anuncia cantando que um menino nasceu numa manjedoura. Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé possa estar cheio de frio naquele estábulo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os reis magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes. Mas na viagem encontra a mais diversa gente e depressa aprende uma valiosa lição.
04/01/12
Obrigada à mamã da Cátia pela hora do conto, com sabor a chocolate!!!!!!!



Votos de um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo para todos os meninos e meninas, respetivas famílias e seguidores do CE Gualdim Pais.
Obrigada por todos os sorrisos e doçuras; por todas as surpresas e perguntas, algumas vezes sem resposta... nesse admirável mundo da infância.


18/12/2012






































































120.º aniversário do bailado Quebra-Nozes

- Piotr Ilitch Tchaikovsky


Dança da Fada Açucarada 


15/12/2012

Um Miminho para a família.
Esperamos que tenham gostado!!!! 


 Outros presépios!
Produção e Criação
"(...)a criança representa vivências individuais, temas, histórias, paisagens entre outros, através de vários meios de expressão (pintura, desenho, colagem, modelagem, entre outros meios expressivos)." Metas de Aprendizagem 


 

Momentos: Renas e Pais Natais deliciam-se com um Lanchinho...




Bom trabalho...PARABÉNS !!!!


Ficou linda a árvore de natal, com a participação e empenho de todos. 



Colorindo o presépio
"(...) pintar representações com detalhes"; " Explorar diferentes materiais e instrumentos e progredir na sua utilização"




11/12/2012
O segredo da Estrela  
No final da história todos os meninos foram visitar, ainda que de forma virtual, o menino Jesus!!!! Foi divertido ver como se "preparavam" ou seja, como se retratavam em tão bonito cenário.



9/12/2012  

O que andamos a ler

Atchuuu! de Mij Kelly

Sinopse: A verdade é que ela espirrou mas não tapou a boca com a mão. Os seus amigos animais, que viviam consigo numa quinta ficaram absolutamente horrorizados. Até lhe perguntaram se tinha nascido no Zoo… Estava na hora de lhe ensinarem boas maneiras!







































































O Pequeno Pai Natal de Anu Stohner

 Sinopse: Era uma vez um Pequeno Pai Natal que ansiava oferecer presentes a crianças como nenhum outro no mundo.



O que andamos a ver


Natal dos Pintaínhos
 

Expressão plástica - produção e criação: criação de objetos, em formato, tridimensional para animação do presépio.




 Brilham Estrelas de Natal...




Rodolfo era uma rena
Matemática: formar conjuntos de 2 elementos




23/11/2012
Formar Leitores. 1ª Visita à biblioteca Municipal de Amares






Continua animada a área do computador.
Os mais pequeninos exibem as suas competências, enquanto os mais crescidos apoiam e aguardam serenamente a sua vez. PARABÉNS!!!!



Matemática: desenvolvimento do sentido de número 








































































16/11/2012
Jogo Simbólico
" A expressão e comunicação através do próprio corpo a que chamamos jogo simbólico é uma actividade expontânea que terá lugar no jardim de infância, em interacção com os outros e apoioada pelos recursos existentes. Materiais que oferecem diferentes possibilidades de "fazer de conta", permitindo à criança recrear experiências da vida quotidiana, situações imaginárias e utilizar objectos livremente, atribuindo-lhes significados múltiplos." Orientações Curriculares par a Educação Pré-escolar.
Em Família... cuidado, doçura, ternura, partilha de tarefas...






12/11/2012
Festa de S. Martinho



09/11/12
 Lenda de S. Martinho

Ia o S. Martinho no seu cavalinho,
Viu um rapazinho a tremer de frio.
Assim que o viu saltou para o chão,
apertou-lhe a mão, deu-lhe a sua capa.

-Tapa as costas tapa, não fiques molhado -
disse o S. Martainho desagasalhado.
-Tapa as costas tapa, não fiques molhado -
disse o S. Martainho desagasalhado.

A chuva no céu ao esta cena,
sentiu muita pena, decidiu parar.
O sol estava perto veio devagarinho
parecia verão, verão de S. Martinho.

-Tapa as costas tapa, não fiques molhado -
disse o S. Martainho desagasalhado.
-Tapa as costas tapa, não fiques molhado -
disse o S. Martainho desagasalhado.
Reutilização de materiais (dando-lhes novos significados e desenvolvendo o conceito de surpresa estética), expressão plástica e motricidade fina.


03/11/2012
A lagartinha comilona.
Estivemos ocupados pelo menos duas semanas.
Valeu a pena. As histórias estão lindas! As aprendizagens construídas são inúmeras.
31/10/2012
Doçe ou travessura?!?!!!!



OBRIGADA à mamã SUSANA pelas guloseimas.
 

O que andamos a ler.

30/10/2012



O dia de hoje já teve algumas travessuras!

E muito trabalho...claro!!!


 





































































Preparação da campanha "Papel por Alimentos"

Nesta troca de papel por alimentos, resolvemos fazer um delicioso lanchinho com um copinho de leite a fazer de conta. Agradecemos a marmelada aos meninos da sala 4; estava deliciosa. OBRIGADA.




A semana dedicada " à procura de uma alimentação saudável" decoreu de forma muito divertida e criativa, tal como já é hábito.
As atividades realizadas favoreceram a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências nas diferentes Áreas de Conteúdo da educação pré-escolr.
 A Lagartinha Comilona

A partir do interesse manifestado pelas crianças, aquando da apresentação da história e das primeiras atividades, iniciamos um longo projeto de trabalho.  De todas as atividades e experiências resultará um livro da história, individual, para acrescentar à biblioteca lá de casa.












Cartaz e canção "sou pequenino mas já sei escolher"



 A construção da Pirâmide Alimentar proporcionou a colaboração entre todas as crianças e família.



Conhecimento de Frutos e Legumes



Ficaram Lindos!!!! PARABÉNS


Dia Internacional da Alimentação



Roda dos Alimentos


Com a história do Tomás iniciamos as atividades no âmbito do conhecimento de uma alimentação saudável, qe se comemora no dia 16 e Outubro. No presente ano letivo, no Plano Anual de Atividades, decidimos dedicar não só um dia mas pelo menas uma semana para o desenvolvimento de aividades segundo o mote "à procura de ma alimentação saudável".








 
Quadro dos Aniversários, meses e estações do ano.


Como iniciamos o pré-escolar todos muito pequeninos (de matrícula condicional), os meses de novembro e dezembro estão repletos!!! 


 






Continuam as leituras com performences únicas e claro... com crescente interesse e respeito pelos livros.






 


Os meninos que estão na sala pela primeira vez já desempenharam a tarefa de "responsável" diário. PARABÉNS!!!!






Recolha de Tampinhas


O nosso Centro Escolar está de PARABÉNS!!!


Obrigada a todos e continuem a PARTICIPAR.





"Frutos" de outono
Todas as manhãs temos ótimas surpresas para explorar e conhecer!!!
Seguramos nos ouriços, desfolhamos as espigas, cheiramos o marmelo e a palha da espiga, saboreamos as uvas e as castanhas assadas e sentimos a "barba do miho"... faz rirrrr!!!










É tempo de outono!

Decorridas as primeiras semanas de adaptação e claro AGITAÇÃO, até porque recebemos na sala mais 12 meninos de três e quatro anos, atingindo o total de 25, já nos dedicamos a atividades que exigem maior atenção e envolvimento.
Depois de um dos meninos integrar o grupo com o qual tinha frequentado no ano letivo anterior, ficamos 24. Um grupo muito grande, comparando com o ano letivo anterior.

 




Bom Ano Letivo 2012/13

Os primeiro dias...
Alguns mais tímidos...outros mais extrovertidos...





Estamos quase de volta...










Felismina Cartolina e João Papelão, Uma Paixão de Papel e Cartão
A exploração da História na sala











Dia Mundial da Criança


Desta vez os miminhos foram mesmo para os meninos...
Presentes
Palhaços
Cinema
Dança



Realizamos a nossa visita de estudo ao Parque da Ponte em Braga e divertimo-nos no MACACADAS.

À chegada ao parque já era tempo de fazer o lanchinho da manhã.
O parque é bonito e grande... também... neste centro escolar, dos amarelinhos aos laranjinhas, roxo, azul turquesa, laranjinhas mais claros, verdes e azul escuro, somos mesmo muiiiitos!!!!


É bom conhecer outros lugares!!!!


 Na hora do almoço a manta fez lembrar a praia e um pequeno descanço também já vinha a calhar.


 Demonstramos muito jeitinho para o pique-nique.


Maios
Na elaboração dos Maios resolvemos explorar as mãos para representar alguns animais. Gostamos muito e o resultado foi o esperado. Esperamos que gostem.




Fizemos tudo com muito carinho.


Para mais tarde recordar...


Os Retratos das Mamãs. Estão o MÁXIMO!!!!



Feliz Dia da Mãe
 Esperamos que gostem dos miminhos que preparamos.

No dia 30, segunda feira, a mamã do Gabriel voltou ao centro escolar, agora para realizar uma sessão de movimento conjuntamente com os meninos da sala 4.
ADORAMOS!!!!
OBRIGADA.




Na passada sexta-feira, dia 27 de abril, assistimos a uma sessão sobre segurança na Escola Profissional Amar Terra Verde, delegação de Amares. Foi mais uma experiência que aprofundamos um bocadinho mais na sala de atividades, nomeadamente a partir da construção de um painel, em forma de história, com as imagens que nos foram oferecidas para colorir. FICOU BONITO!!!







Sugestão de Leitura - Dia da Mãe, de Elen Lencaat, ilustração de Orianne Lallemand. Editorial Presença
"Na mesma colecção dos livros infantis Beijinhos, Beijinhos e Gosto de Ti, que têm registado um bom acolhimento junto das crianças e dos pais, Mamã Maravilha vem apresentar aos leitores de palmo e meio como podem ser descritas as mães, de acordo com o seu estado de espírito. Uma pequena criança, que assume o papel de narrador nesta breve história define os vários tipos de mães: mamã ternura, mamã flor, mamã maravilha, mamã aborrecimento, mamã surpresa, mamã guloseima, entre outras."

A mãe, de Luísa Ducla Soares - ebook

Myebook - Mãe - click here to open my ebook




Esta semana, para além das atividades relacionadas com a primavera e a comemoração do Dia da Mãe, procuramos incrementar hábitos de higiene oral no seio familiar, através de atividades diversas.
Para já sugerimos esta simpáticas canções.






Os Números
Iniciámos este terceiro periodo com a exploração dos números, agora até ao número 5.


Coloque o rato sobre More para ver em Autoplay, reprodução automática.

O que nos faz realmente felizes
Chegar ao Centro Escolar, após um período de interrupção letiva, e sentir a alegria das crianças neste reencontro com os adultos que as acompanham, com o espaço educativo da sala e inúmeras experiências e atividades que diáriamente aqui realizam.
Continuação de bom ano letivo. 





 




Páscoa Feliz
 

 





 

Feira do Livro e encontro com o escritor Daniel M. Ferreira







BeComVida
A mamã do Gabriel, tal como tinhamos anunciado, veio contar a história da carochinha na biblioteca do nosso centro escolar. Estivemos com a turma do primeiro ano onde está a Sara, a sua irmã. No final fomos presenteados com uma saborosa moeda de chocolate. OBRIGADA.







Feliz Dia do Pai by sala5 on Storybird
Os retratos dos nossos pais estão o MÁXIMO!!!!
 Para mais tarde recordar...



Leituras da semana:
Um Dia Especial com o Meu Papá! de Guido Van Genechten
Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.
A mamã teve de sair e o papá ficou a tomar conta das crianças. O papá decidiu inventar algumas brincadeiras e uma dança especial. Este divertido livro mostra que os papás também sabem cuidar muito bem dos filhos.




Gosto muito de ti, mamã! de Catherine Vase
Um livro reversível, com uma história sobre as mães e uma história sobre os pais. Com ilustrações apelativas e textos simples, mães, pais e crianças vão adorar a experiência de partilha deste livro. Catherine Vase é ilustradora e autora de diversos livros infantis.

Eu e o meu Papá de Alison Ritchie
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.
"O meu Papá acorda-me todas as manhãs cedinho.
Faz-me cócegas no nariz e na testa dá-me um beijinho"
O pequeno urso e o seu papá fazem coisas maravilhosas. Vão passear pela montanha, nadam no rio à chuva, e contam histórias assim que as estrelas aparecem no céu. Fazem tudo juntos! Uma calorosa e engraçada
história que irá fazer qualquer criança e claro, o seu papá, sentir-se especial.
http://www.wook.pt/






















































































































































































































































































































Já estamos a preparar a festa da Páscoa e... o resto do trabalho... não podemos ainda desvendar!!!!!
Continuamos a exploração e identificação das figuras geométricas, decorando ovos de Páscoa. FicaramMUITO BONITOS!!!





Figuras Geométricas/Corpo Humano
Decorrida a interrupção de carnaval iniciamos a exploração e conhecimento do corpo humano e das figuras geométricas, com atividades diferenciadas e outras realizadas de forma articulada, permitindo aplicar competencias e consolidar aprendizagens.


 Foram experiências divertidas e plenas de sucesso.
Parabéns aos meninos!!!!!
Ficaram muito bonitos os bonecos realizadas com as figuras geométricas que orgulhosamente exposemos na sala..





Para além da identificação progressiva das figuras geométricas são visíveis os progressos na representação da figura humana. PARABÉNS.

Ainda não temos namorado(a) mas celebramos o amor e amizade.


Numa amorosa caixinha juntamos um coração e bolachinhas, gentilmente oferecidas pela sala nº 4 deste centro escolar. OBRIGADA.


Continuamos as visitas à biblioteca do centro escolar.
É muito bonita e bem organizada e por isso gostamos muito de estar lá e conhecer cada vez mais livros.
Da última vez ouvimos a história "Vamos visitar o avô".
Foi muito divertido.

No dia dezanove de março a mãe do Gabriel vai contar uma história na turma do 1º ano onde está a sua irmã, a Sara. Nós vamos assistir!!!!
Deixamos algumas imagens dos "pequenos leitores"... esperamos que gostem.











Na sala de atividades continuam as leituras com performences únicas e claro... com crescente interesse e respeito pelos livros. 




O Pedro e o Lobo
de Sergei Prokofiev



Uma das nossas histórias preferidas.

É carnaval...



Simultaneamente trabalhalhamos o esquema corporal. Parabéns a todos os meninos, pelo trabalho realizado!!!!



Estamos cada vez mais crescidos!!!!
... realizamos o nosso primeiro trabalho de grupo.
É divertido! No final partilhamos o trabalho no nosso desfile de carnaval. 













Durante vários dias encontramos o nosso parque exterior gelado!!!!
Começamos a descobrir o INVERNO.


Vestimos roupas mais quentes e calçamos as botas... sim porque a chuva também não tardou!!!!



A grande parede envidraçada da sala truxe-nos mais um presente. A chuva, que podemos observar tão comodamente e de forma tão próxima.

Construimos a Janela do Tempo e começamos a registar diáriamente. O resultado foi ótimo.

As mamãs começaram a comprar os guarda chuva com todos os super herois e  princesas  que os meninos e meninas gostam. "Eu tenho guarda chuva", diziam uns após outros por estes dias. 
Na sala construimos pequenas réplicas utilizando diferentes padrões na sua decoração, flores, circulos, triangulos e quadrados.