JI-sala 4

Olá a todos...
Este espaço que hoje começamos a construir pretende ser um prolongamento da "nossa" sala de jardim de infância. Nele vamos publicar os nossos trabalhos, fotografias, histórias, músicas, em suma aquilo que tem mais significado para nós.






Um história engraçada sobre uma lagartixa que comia muuuuuito.....







Mais uma atividade diferente...

Desta vez contamos com a colaboração da Mãe da Matilde Costa para nos ensinar a fazer "coquinhos".
  • Primeiro juntamos todos os ingredientes;








  • Depois misturamos e amassamos muito bem;


  • Colocamos a massa nas forminhas e foi a cozer no forno.



QUE DELICIA!!!!!

Para as Mães...




A propósito do Dia do Pai..



O Pai merece tudo....
Até uma bonita prenda feita por nós!




A Feira do Livro no Centro Escolar Gualdim Pais

O Escritor Daniel Marques Ferreira esteve no Centro Escolar Gualdim Pais no âmbito da Feira do Livro. Veio apresentar-nos as suas histórias e conversar connosco...
Na nossa sala exploramos uma das suas histórias, "A Cobra Cava Covas".








A verdadeira história dos ovinhos da Páscoa!!!



Conta a lenda que, uma mulher muito pobre não tinha nada para oferecer aos seus filhos no dia de Páscoa. Teve então a ideia de cozer ovos de galinha e pintá-los. De seguida colocou-os no quintal, dentro de um ninho e pediu aos filhos que procurassem as suas prendas. As crianças ficaram muito felizes e desde esse dia passou a ser tradição dar ovinhos de chocolate pela Páscoa a todas as crianças.




O Coelhinho da Páscoa trouxe-nos ovinhos e amêndoas docinhas...




Era uma vez....
Um Coelhinho que não era da Páscoa




A Primavera chegou à nossa sala...


A àrvore encheu-se de flores e folhinhas verdes!








As Borboletas começaram a voar de flor em flor...





E as Abelhinhas...






As Abelhinhas zum, zum, zum...
Voam em volta dos girossóis!




O desenho infantil aos três anos...
O desenho é um dos muitos meios de expressão das crianças em educação pré-escolar. Ao prazer do gesto de desenhar associa-se o prazer da inscrição, a satisfação de deixar a sua marca.
No final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz de manter ritmos regulares e produzir os primeiros traços gráficos desde que lhe seja proporcionado o contacto com os materiais necessários a essa atividade.
O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no inicio dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais para uma construção cada vez mais ordenada surgindo os primeiros símbolos. Esta mudança é possível graças às interações da criança com o ato de desenhar e com experiências múltiplas na área da expressão plástica. Na garatuja, a criança vê o desenho como um simples ato de rabiscar e ela sente satisfação pelos efeitos visuais que a sua ação produziu.
O importante é respeitar os ritmos de cada criança e permitir que ela possa desenhar livremente, sem intervenção direta do adulto, explorando materiais e situações.
Entre o um e os três anos, a idade das famosas garatujas que, são mais nem menos que simples rabiscos ainda desprovidos de controlo motor, a criança ignora os limites do papel e mexe todo o corpo para desenhar. As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão tornar-se circulares e independentes ficando soltas por toda a folha de papel. No final desta fase, é possível que surjam os primeiros indícios de figuras humanas o que se designa por girino (cabeça de onde saem os braços e as pernas).
Entre os três e os quatro anos já existem algumas conquistas neste domínio. A criança respeita os limites do papel, começa a ser capaz de desenhar a figura humana, embora sem grandes pormenores.










Estamos a crescer
O ano letivo começou há já algum tempo... Em setembro eramos muito pequenos, enverganhados e com algum receio da nova escola. O tempo foi passando e hoje estamos um bocadinho maiores, temos aprendido muitas coisas novas, experimentado, brincado e estamos mais crescidos. Gostamos muito de histórias, de cantar, de pintar com tinta amarela, vermelha e azul. Sabemos os nomes uns dos outros, temos um responsável diário e já conseguimos marcar o tempo climatérico no quadro. Estamos mais arrumados, seguimos algumas regras e rotinas. As nossa áreas de trabalho preferidas são a casa das bonecas e as construções. Gostamos de conversar e contar as nossas aventuras. ´
Quadro das Presenças
Quadro do Tempo

O Sr. Olho veio à Nossa Sala!

É verdade...
Os Pais da Maria González vieram à nossa sala falar-nos da sua profissão (optometrista) e prepararam muitas atividades divertidas para nós. Durante a manhã, reunimo-nos na sala com os meninos da sala 5 e todos juntos  tivemos possibilidade de experimentar diferentes tipos de óculos, ver algumas imagens diferentes e perceber o que é isso de ver mal. Descobrimos que usar óculos pode ser muito divertido.No final construimos um Sr. olho para cada sala e recebemos uma surpresa - um olhinho muito engraçado para levarmos para casa.    Gostamos muito desta iniciativa. Aproveitamos para agrdecer aos pais da Maria pela colaboração e disponibilidade. Obrigada!!!!














1 comentário:

  1. É impressionante a evolução ao nível do desenho que foi conseguida em apenas 2 meses. Parabéns aos pequenos e aos educadores. Gostei muito de visitar virtualmente a sala e espreitar o que por lá fazem os nossos filhos.
    Bom trabalho!

    Sofia Matos

    ResponderEliminar